início da página

Criando uma experiência de praia inclusiva: Projetando para a acessibilidade e a diversidade

16/05/024 por Sebastien RAGON


Uma ida à praia é um dos prazeres mais simples da vida. Entretanto, para alguns, como pessoas com deficiência, visitantes idosos ou famílias com crianças pequenas, um dia de praia pode apresentar uma série de desafios. Projetar uma praia inclusiva significa criar um espaço onde todos, independentemente de suas habilidades físicas ou idade, possam aproveitar o sol, a areia e o mar. Veja como as comunidades estão transformando suas áreas costeiras em espaços acolhedores para todos.


1. Passarelas acessíveis


Uma praia inclusiva começa com a acessibilidade. As passarelas da praia são essenciais para tornar o trajeto do estacionamento até a área de piquenique ou a beira da água suave e seguro. Elas devem ser feitas de materiais duráveis e antiderrapantes, como ACCESSDECK®USA, ACCESSMAT®, COCOPATH® e MR. BOARDWALK da ACCESSREC, proporcionando uma superfície estável em terrenos arenosos. Esses caminhos devem ser largos o suficiente para acomodar confortavelmente cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. Acesse o link a seguir para saber mais sobre as soluções de tapetes de acessibilidade para praias: https://www.accessrec.com/about-3

Um sistema de tapetes de acessibilidade e mobilidade na praia azul chamado ACCESSMAT da ACCESSREC
ACCESSMAT by ACCESSREC Cidade de Rye_NY

2. Equipamentos adaptativos


Para garantir que todos possam aproveitar a praia, o equipamento adaptativo é fundamental. Isso inclui cadeiras de rodas flutuantes e andadores projetados para ambientes arenosos e aquáticos. A disponibilidade dessas ferramentas pode fazer uma enorme diferença na acessibilidade e no prazer daqueles que, de outra forma, não conseguiriam alcançar ou aproveitar a água. As cadeiras de rodas de praia TERRAWHEELS® e WATERWHEELS® foram projetadas para acomodar pessoas com diferentes habilidades, da areia ao surfe. Clique neste link se quiser saber mais sobre nossas cadeiras de rodas de praia: https://www.accessrec.com/about-3

Uma esteira de praia marrom para acessibilidade e mobilidade chamada ACCESSMAT da ACCESSREC com uma cadeira de rodas de praia para todos os tipos de terreno chamada TERRAWHEELS da ACCESSREC
ACCESSMAT e TERRAWHEELS da ACCESSREC em Humboldt County_CA

3. Sombra e assentos


A exposição aos elementos pode ser uma das maiores barreiras na praia. Os projetos inclusivos incorporam amplas áreas sombreadas e uma variedade de opções de assentos, desde bancos e áreas de piquenique até espreguiçadeiras acessíveis. Isso permite que todos, especialmente aqueles que não podem ficar expostos à luz solar direta por longos períodos, relaxem e aproveitem a paisagem.


4. Instalações acessíveis


Os banheiros, vestiários e chuveiros devem ser acessíveis, com recursos como portas largas, barras de apoio e espaço suficiente para manobrar uma cadeira de rodas. As instalações devem ser claramente marcadas com sinalização grande e legível, e incorporar braile sempre que possível.


5. Considerações sensoriais


Nem todo mundo gosta da agitação de uma praia movimentada. As praias inclusivas podem oferecer zonas de silêncio designadas, onde o barulho e a atividade são minimizados, atendendo aos visitantes que são sensíveis à superestimulação.


6. Medidas de segurança


A segurança é uma prioridade em qualquer espaço público, e as praias não são exceção. Salva-vidas treinados para ajudar pessoas com necessidades variadas, sinalização clara alertando sobre possíveis perigos e postos de primeiros socorros de fácil acesso são componentes essenciais de uma praia inclusiva.


7. Programas e atividades


A oferta de programas que atendam a várias necessidades e habilidades pode melhorar significativamente a experiência na praia. Isso pode incluir esportes aquáticos adaptáveis, jogos de praia sensíveis e eventos inclusivos que incentivem a interação e a diversão da comunidade.

Uma cadeira de rodas de praia flutuante chamada WATERWHEELS da ACCESSREC em uso por uma organização sem fins lucrativos para seu evento especial na praia.
WATERWHEELS cadeira de rodas flutuante para praia

8. Contribuição da comunidade


Por fim, a melhor maneira de garantir que uma praia seja inclusiva é envolver a comunidade em seu projeto. O feedback de pessoas com deficiência, famílias locais, residentes idosos e outras partes interessadas pode fornecer informações valiosas sobre como uma praia pode atender às necessidades de todos os seus visitantes.


Conclusão


Transformar uma praia em um espaço inclusivo não apenas a abre para mais pessoas, mas enriquece a experiência para todos. À medida que avançamos em direção a um planejamento comunitário mais inclusivo, a esperança é que um dia todas as praias sejam acessíveis a todos, tornando as alegrias de uma visita à beira-mar um prazer universal. Ao adotar esses princípios, todos nós podemos contribuir para criar espaços acolhedores e agradáveis que realmente incorporem o espírito de comunidade e inclusão.

final da página